Empresas Familiares - Contabilidade Na Freguesia Do Ó - SP | Webcont Contabilidade

Empresas familiares – Saiba o que é necessário para vencer!

Entenda que o sucesso das empresas familiares não é coincidência, é sucessão!

A família é a primeira esfera social que temos contato, afinal, são os membros dessa união que nos oferecem muito mais que o necessário para sobreviver, mas também, o que é preciso para viver – e viver bem.

Portanto, é claro que muitas pessoas dão muita importância para as relações que ela compreende, pois estão todos em conjunto desejando o seu bem, promovendo o desenvolvimento de cada integrante, tanto pessoal quanto acadêmico e profissional.

Porém, em muitos casos – aqui no Brasil mesmo -, as famílias se reúnem para muito mais do que a ceia de Natal ou o casamento daquele seu primo que você nem lembra o nome, mas para criar algo que, além de integrar as pessoas fisicamente, as reúne em prol financeiro.

O quê?

Se você já viu ou faz parte de uma das várias empresas familiares espalhadas pelo país, com certeza sabe que não é fácil lidar com duas esferas da vida pessoal colidindo.

Por essa razão, vamos falar de dicas importantíssimas para as empresas familiares que fazem a economia girar com muita união e amor envolvido!

E então, vamos lá? Boa leitura!

Dicas para as empresas familiares prosperarem sem dores de cabeça!

Sim, separamos hoje apenas para dar dicas, afinal, empresas familiares crescem em todo lugar e, com certeza, se não faz parte, frequenta uma! Então, dispensamos a explicação sobre a importância desses empreendimentos no cenário brasileiro para te oferecer mais dicas, confira a seguir!

Defina regras claras!

Nem sempre é fácil manter a ordem, principalmente quando as relações não se limitam apenas ao trabalho, sendo assim, é necessário estabelecer regras claras – bem claras – para tudo o que possa ocasionar atritos, mas, por via das dúvidas, também estabeleça para os assuntos mais simples também.

Remuneração deve ser um assunto previamente combinado!

Dinheiro é sempre um assunto que causa conflito, mesmo em empresas familiares! Então, não deixe para depois o que você pode acordar hoje: defina os valores das remunerações antes de começar o negócio, assim, quem não concordar, pode procurar outra ocupação.

Delegue tarefas!

Nada pior em empresas familiares do que aquele papo de “todo mundo faz tudo”, porque isso é irreal. Sim, é preciso que uma pessoa seja designada para cuidar de certas tarefas, sendo dispensadas de outras, arcando com as responsabilidades decorrentes das atividades atribuídas.

Defina um líder!

Não ache que, por todos terem contribuído para construir a empresa, todos serão “chefes”. Não se iluda com essa ideia, pois ela pode ser o fator que irá te afundar até falir! Sendo assim, deixe claro quem será o líder do empreendimento e que todos devem respeitá-lo, afinal, família é família, mas negócios à parte.

Limites são necessários!

Outro grande problema que as empresas familiares comumente encaram, em meio às atividades cotidianas, é o famoso limite. Muito ligado ao tópico anterior, é necessário que as pessoas entendam o que uma coisa são as relações familiares e outra completamente diferente são as relações de trabalho, sendo assim, é preciso reforçar essa diferença para evitar abusos de poder e desrespeito às regras.

Gostou do artigo de hoje? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe nas redes sociais! E se ficou com alguma dúvida, ou então gostaria do auxílio de um especialista, não hesite em nos contatar

Fonte: Abrir empresa Simples

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat